quinta-feira, 17 de março de 2011

HEIDEGGER E A AUTENTICIDADE

Segundo o autor alemã Matin Heidegger, o ser humana precisa ter uma vida autentica para que sua existência seja algo com sentido. Segundo ele, em nossa vida as angustias estão sempre presentes, mas elas podem nos ajudar muito na tarefa de buscar nossa autenticidade. Muitas pessoas se acomodam aos esquemas do mundo e esquecem de ir ao encontro do ser, ou de si mesmo, e se tornam inautênticos, alienados e comandados pelos outros, como se entrelacem a direção de sua vida a um outro condutor. Fazem o que todo mundo faz, vivem como se estivessem programados.
As angustias que vão aparecendo em nossa existência são alertas para que saibamos que somos nós que devemos guiar nossa vida. muitas pessoas, segundo Heidegger, deixam para ser elas mesmas no momento da morte, mas ai é tarde. neste sentido lembro a música de Raul Seixas que diz, eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. devemos ser os condutores da nossa existência não meros espectadores.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sócrates e o conhece-te a ti mesmo.

Sócrates ensinava a seus discípulos e quer nos ensinar ainda hoje que o auto conhecimento, que completo é impossível devida a nosso imperfeição e continência, é o caminho para resolver muitos conflitos da vida em sociedade. muitas vezes pensamos e achamos que as outras pessoas precisam ser parecidas conosco para serem boas, ou que sabemos muito sobre os outros, mas na realidade, nem sabemos quem somos por completo, e muitas vezes falar do outro nos da satisfação pois nos afastamos de nós mesmos e muitas vezes por medo das contradições que existem em nós. as contradições podem ser teóricas, quando o que falamos ou escrevemos é contraditório ou prática quando o que falamos e escrevemos não condiz com o que realmente praticamos no dia a dia. mas afinal o que é conhecer a si mesmo? Para Sócrates, parecia ser humildade de reconhecer que somos tão pequenos e insignificantes neste mundo tanto em nivel de ser quanto a nivel de conhecer que a busca de saber quem somos nos mostra que sei que nada sei ou seja, que o pouco que sou e sei é pouco diante do que é possível ser e saber.
Neste sentido a filosofia esta no processo de busca da verdade sabendo que ela não é algo superficial e também não é algo inexistente, mas que se esconde nos mistérios da existência ou na imencidão insondável do infinito.

terça-feira, 8 de março de 2011

A coruja e a filosofia.

Por que a coruja é o simbolo da Filosofia?
primeiramente pela sua atitude de ficar parada semhelhante a uma pessoa que esta pensando.
mas também pela capacidade das aves de poder ver 360 graus ao seu redor.
O  Filosofo é a pessoa que pensa antes de agir, é critico criativo e tenta ver ao seu redor tudo o que o envolve e não apenas o que lhe chama a atenção.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Filosofar é preciso.

Filosofar é o ato de pensar e pensar vai além da simples fato de armazenar dados e em seguida saber repetilos com a adição de um vocabulário mais rebuscado. Pensar para a filosofia significa conseguir conciliar o conhecimento herdado pela humanidade, conhecimento adquirida nas experiências diárias que nos circundam e usados para em nosso dia a dia. Quanto mais atentos estivermos aos acontecimentos e fatos que acontecem conosco e com os outros e mais estivermos dispostos a aprender mais filosofos seremos. Infelismente aprendemos mais com a dor do que com as alegrias. As ideias dos filosofos vão nos ajudando e nos orientando na formação de nossa pensar correta e da elaboração de nossa filosofia de vida.

Comentário do professor

Sou o professor Genildo de Filosofia no ensino médio e quero através deste blog divulgar minha experiências destes nove anos dando aulas para o ensino médio.
A convivência com os adolescentes é muito gratificante. Os adolescentes do século 21 são muito diferentes dos jovens da minha época. São mais maduros, com propósitos mais definidos e com muitas ambições.
A filosofia os ajuda na busca de uma autenticidade e uma personalidade com caráter.
Neste blog procurarei compartilhar meus conhecimentos e experiencias e também minhas angustias.
Espero contar com muitos leitores...