terça-feira, 19 de abril de 2011

sêneca e a ira

Ao contrário do que é dito no dia a dia, "pense positivo que vai dar tudo certo", Sêneca, filósofo do séc I a.C dizia que as pessoas se frustram e ficam nervosas justamente porque acreditam que vai dar tudo certo.
Segundo Sêneca, as coisas podem dar tudo certo seria bom que acontecesse, mas no mundo em que vivemos, muitas coisas tem muita chance de dar errado, e por que? Porque vivemos em um mundo onde as coisas dão errado, e que nem tudo depende de nós. vou dar um exemplo. Se você tem dentista as 10h, e sair de casa as 9h, muitas coisas podem acontecer que façam que você se atrasa. o ónibus sofrer um acidente, furar um pneu, o motorista ter um enfarte ou mesmo que você for de carro, seu carro pode ter uma falha mecânica, um acidente um mal súbito. desta forma, se você pensar que tudo pode dar errado, se as coisas derem erradas você já estará preparado e se tudo der Certo, você ficará feliz. Não se trata de ser pessimista, mas sim de ser realista. O que você acha desta ideia de Sêneca?

16 comentários:

  1. Concordo com isso, vivo desse jeito e vivo feliz, se voce pensa q tudo vai dar certo, por que voce faz aquilo?
    Na minha opinião, se voce acha qua vai dar errado, voce fica mais feliz pois se der mesmo errado, voce n desanima, e se der certo, vc se anima pois deu certo...

    ResponderExcluir
  2. o negocio é deixar as coisas acontecerem guilherme thais

    ResponderExcluir
  3. Acredito que às vezes é interessante não contar com a positividade em todas as situações.
    É preciso analisar a verdade e ser realista para não criarmos ilusões com situações que tem muito mais chances de dar errado do que ter um final feliz.
    Mas ao mesmo tempo, se acreditarmos que nada vai dar certo e que o azar está nas nossas costas é conveniente que tenhamos um pouco mais de esperança pois quem vai acreditar em algo se essa crença não partir de nós mesmos?
    É preciso acreditar para conseguir,
    é necessário um pouco de pessimismo para não se iludir e achar que a vida conspira contra nós.
    É necessário moderação para sobreviver, não muito, nem pouco, apenas o necessário...

    ResponderExcluir
  4. bom concordo com o q esta escrito se temos o pensameto q vai dar errado e da certo ficamos felizes de pensamos q vai dar certo e da errado ficamos tristes axo que temos q pensar assim e levarmos uma vida melhor e se der tudo errado pensse q poderia ser pior

    ResponderExcluir
  5. A ideia sênica é meio impossivel,uma pessoa achar que pode dar tudo certo sempre,pois as pessoas de hoje em dia estão sempre preocupadas com o que pode acontecer intão estão sempre pensando o pior e se acontece algo de melhor é lucro

    ResponderExcluir
  6. As pessoas não devem ser muito otimistas e nem muito pesimistas. Devem sempre pensar os dois lados. Pensar tanto positivo como negativo. Porque que nem diz o texto: "pense positivo que vai dar tudo certo", não esta correto afirmar isso, pois se acontecer algo de errado você não estará preparado, o que vai ser uma grande decepção pra você. Então devemos sempre pensar no que poderá acontecer para não termos decepções futuras. E pensando assim, você estará um tanto preparado para o que poderá acontecer. Porque todo mundo sabe que a nossa vida não é perfeita e que não da tudo certo, por mais otimista que você ser, não vai dar certo tudo que você quiser, afinal não é você que manda no mundo, você não tem nenhuma magica para fazer que nenhum imprevisto aconteça com você. Basta estar vivo para saber que tudo pode acontecer.Então pense em todas as possilidades que podem ocorrer com você para estar preparado pro que der e vier... Hoje você pode estar vivo. Mas amanha?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom pra que pensar sempre positivo se as vezes sempre acontece o negativo,sempre vai ter coisas ruins a te esperara ..

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. eu concordo,mas na minha opinião as pessoas não devem ser nmuito opimista e nem pesimistas, porque na minha opinião nunca se sabe o dia de amanhã isso que dizer que algo pode dar tanto errado quanto certo. hoje você póde estar vivo tudo dando certo e amanhã você pode estar morto.basta estar vivo para sabe o dia amanhã.

    ResponderExcluir
  12. thiago da silva schneider 3 ano 1
    se as pessoas deve ter as duas partes coisa positivas e negativa se conttolar pessoas preparndo cada dia de nossa vidas

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião,pensar positivo é muito importante porque muitas pessoas desistem dos sonhos porque acreditam que não vai dar certo,quando surge um obstáculo elas acham que não vale a pena continuar.Se pensarmos positiv,atrairemos coisas boas.É óbvio que pode dar errado mais é preciso saber lidar com as derrotas,levantar a cabeça e seguir em frente.Usar a razão não reclamar mais acreditar.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Muitas vezes isso acontece com agente e não percebemos; porque nossa vida é muito corrida e não damos bola a esses pequenos acontecimentos que quase estão em nossa rotina. Hoje em dia; vemos isso acontecer toda hora com agente e por isso que é muito bom a filosofia retratar isso em forma da nossa vida diária....

    ResponderExcluir