sábado, 2 de julho de 2011

A filosofia não pode mudar o mundo, mas pode amenizar a angústia da vida.

Os filosofos de todos os tempos tentam entender este enigma que é a existendia humana e por um pouco de sentido no mundo que por si não tem sintido algum.
Heidegger e Nietzsche são dois filosofos que trazem grandes conhecimentos sobre como superarmos os desafios de nosa miserável e misteriosa existência. Nietzsche nos inspira dizendo que o sofrimento, as angústias e as derrotas podem nos ensinar a ejudar a chegar ao triúnfo ou pelo menos ao auto conhecimento.
Segundo Heidegger é a angústia da vida que nos faz autenticos e portanto, nos ajuda entender melhor o sentido da vida. Segundo Sócrates conhecer a nós mesmos é uma das maiores virtudes e desta forma, encontraremos as verdades de nos mesmo em nossas tribulações diarias. desta forma, lhes digo: quando sua vida estiver muito tranquila, quando estiver tudo bem, cuidado, pois você estara deixando de se conhecer. mas também não estou dizendo que devemos buscar angústias e sofrimento, mas sim , enfrenta-los quando estiverem a nossa volta.
Como diz schopenhauer, não ha nada tão ruim que não possa piorar, mas aprender com as angustias é uma sábia atitude.

4 comentários:

  1. A angústia da vida é o que nos tras melhor visão para entender a nossa vida.existendia humana e por um pouco de sentido no mundo que por si não tem sintido algum.
    mateus
    luiz eduardo
    2ºano3

    ResponderExcluir
  2. As vezes quando nos tentamos algo talvez nos angustiamos e temos algumas derrotas e cometemos erros mais isso é importante para aprendder-mos mais e para melhorar o auto conhecimento e assim entender o sentido da vida e conhecer-mos a nós mesmos.E muitas vezes quando tudo da certo em nossa vida pode não significar que esta tudo bem pois quando se ver numa situaçao de angustia e sofrimento talvez não sabera como lidar com isso .
    Alunos (as): Andressa e Willian
    Série :2 °ano 3

    ResponderExcluir
  3. Quando está tudo em ordem em nossa vida , sempre alguém ou algo acontece e faz com que desacreditamos e nós desconhemos. Ai caidmos um tombo perante as dificuldades que encontramos para resolver os problemas que aparecem em nosso caminho. Mas existem pessoas que perante esses problemas não conseguem seguir em frente e buscar o bem estar devolta.

    ResponderExcluir
  4. Este texto mostra que podemos aprender muito com nossas tristesas, e não só com a alegria.Temos que aprender a enfrentar nossas dificuldades, e assim tornaremos o mundo melhor.

    ResponderExcluir