quinta-feira, 3 de novembro de 2011

estoicismo e epicurismo

Estes dois temas filosóficos da idade antigo são pertinentes ao nossos dia a dia. O Epicurismo diz que a busca da felicidade passa pela busca do prazer e satisfação dos desejos e pela fuga da dor. mas alerta para o perigo da felicidade momentânea que pode trazer uma dor duradoura.
O Estoicismo mais religioso, acredita que a felicidade vem da busca da harmonia entre Deus e a alma e viver de acordo com a natureza e a razão.
O Sábio pode tirar coisas importantes destes ensinamentos, um deles é de que aquiloque traz apenas uma satisfação momentânea e individualista não é bom nem para mim, e também pede trazer problemas para a sociedede.
Por exemplo: As drogas, as bebidas, o sexo sem compromisso, o consumo desmedido, o ciúme doentio, e outros tantos abusos e ecessos que cometemos podem tanto quebra esta harmonia do ser humano com Deus, como também, nos trazer dor e constrangimento.
Ser feliz não tem uma fórmula magica, precisa ser busca a cada dia com sabedoria.

7 comentários:

  1. Muito bom o texto, escrito de uma forma bem clara de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto olha os erros graves de português . Assim nem podemos confiar totalmente para procurar uma resposta mais profunda .

      Excluir
    2. não reclama ele fez o papel dele de ajudar, se está ruim faz você
      tudo bem só não critique o trabalho que foi feito pois dá para intender muito bem.

      Excluir
  2. Muito bom, tenho certeza que muito vai me ajudar na conclusão de um trabalho que preciso entregar na segunda feira, obrigado.

    ResponderExcluir