quinta-feira, 17 de março de 2011

HEIDEGGER E A AUTENTICIDADE

Segundo o autor alemã Matin Heidegger, o ser humana precisa ter uma vida autentica para que sua existência seja algo com sentido. Segundo ele, em nossa vida as angustias estão sempre presentes, mas elas podem nos ajudar muito na tarefa de buscar nossa autenticidade. Muitas pessoas se acomodam aos esquemas do mundo e esquecem de ir ao encontro do ser, ou de si mesmo, e se tornam inautênticos, alienados e comandados pelos outros, como se entrelacem a direção de sua vida a um outro condutor. Fazem o que todo mundo faz, vivem como se estivessem programados.
As angustias que vão aparecendo em nossa existência são alertas para que saibamos que somos nós que devemos guiar nossa vida. muitas pessoas, segundo Heidegger, deixam para ser elas mesmas no momento da morte, mas ai é tarde. neste sentido lembro a música de Raul Seixas que diz, eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. devemos ser os condutores da nossa existência não meros espectadores.

10 comentários:

  1. Letícia O dos Santos .

    É que as pessoas se preocupam mais com os outros do que consigo mesmo , esquecem de viver sua vida de fazer as coisas que gostam , de ter uma opinião propria e assim vão se tornando pessoas inautenticas . E assim se preocupando demais com os outros elas esquecem que sempre vão se decepcionar com algo e as angústias irão aparecer fazendo com que elas venham a escolher o que querem para sua vida .
    Hoje no mundo as pessoas deveriam ser mais autenticas fazer o que gostam , cuidando de si mesmo e aproveitando sua vida de sua propria maneira e não pelas outras pessoas , fazendo isso elas iriam provar muito bem a sua existência .

    ResponderExcluir
  2. No mundo de hoje, onde as pessoas agem pelo pensamento da massa, não é tarefa fácil ser uma pessoa autêntica. As pessoas, em sua maioria, agem de acordo com o que os chamados "populares" instituem. Por exemplo, se esses mesmos populares usarem tênis azuis, os seres inautênticos automaticamente comprarão tênis azuis, porque é o que os seus "superiores" estão fazendo.
    Segundo Heidegger, as pessoas alcançariam a sua autênticidade devido às suas angústias, estas que surgem como alertas, como avisos, para as pessoas que, perante a massa, não são o que são de verdade. Essas mesmas angústias, surgem exatamente para isso: para que cada ser busque a si mesmo, agindo e pensando por sí próprio.

    Aluna: Andressa Scaburri
    Série: 3º ano 2

    ResponderExcluir
  3. Alunas:Thaís Cristina Vieira
    Maryllynn Rodrigues de Souza 3°ano 2'.

    Entre o nascimento e a morte e o tempo que denominamos existência.Existem pessoas inautênticas que são aquelas que vão com a massa,tudo que os outros fazem ela vai atráz, num certo período da vida essa pessoa se sente mau por não fazer o que deseja muitas vezes por medo,e acaba caindo numa angústia, que faz ela acordar e virar uma pessoa autêntica, que é aquela que não tem medo de ser ela mesma e faz valer sua opinião ,pois para ela ninguém e melhor do que você para você mesmo que é a transcendência.

    ResponderExcluir
  4. Andé Leonardo de oliveira 3ano 2.

    Hoje em dia as pessoas agem pelo o que os outros pensam e esquecem de viver a sua propria vida, na vida as angustias são necessarias para nos tornarmos autenticos e reagirmos na vida. Nada melhor do que sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Carolina e Gerson 3ano 2

    É que hoje em dia, as pessoas não vivem como elas são, elas vivem fora de suas verdadeiras realidades. As pessoas cuidam mais da vida dos outros do que de si própio.
    Segundo Heidegger, as pessoas só alcançariam sua autenticidade pela angústia, e sempre nos decepcionaremos com algo.
    As pessoas deveriam viver mais as suas vidas, viajar mais, se cuidar mais, e a aproveitar os momentos da vida, pois ela é curta.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Douglas Meurer de Souza 3º 02

    As pessoas preocupam-se mais com os outros, esquecem da sua vida de fazer as coisas que gostariam de fazer, ter sua opinião propria assim se tornando pessoas inautenticas . elas esquecem que sempre vão se decepcionar com algo e as angústias aparecerão fazendo com que elas escolhem o que querem para sua vida .
    Hoje no mundo as pessoas deveriam ser mais verdadeiras fazer o que gostam , cuidando de si e aproveitando sua vida e não pelas outras pessoas , fazendo isso elas iriam provar muito bem a sua existência .

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo da Silva: quer diser que dentro da nossa vida devemos seguir perseverantemente a nossa opinião, mas, pensando em e descutindo a opições propostas pelas outras pessoas.
    No caso da angustia ela faz efeito dentro de uma rotina aonde, a pessoa cansa de uma rotina diária e busca coisa diferentes dentro da angustia sentida.

    ResponderExcluir
  9. ANGUSTIA E UM ALERTA DE QUE NOS É QUE DEVEMOS GUIAR NOSSA VIDA, MUITOS DEIXAM SER ELES MESMO NA HORA DA MORTE E SE ACOMODAM NO ESQUEMA DO MUNDO FAZEM O QUE TODO MUNDO FAZ.
    DEVEMOS SER CONDUTORES DA NOSSA EXISTENCIA
    RENAN H.R.S. ERONILDO B.

    ResponderExcluir
  10. O meu ser e o grande controlador da minha vida, eu nada seria se o ser nao existisse. no mundo nada existe do bem como o ser! na vida comi coisas que meramente me apetece por via do ser.

    ResponderExcluir